SIUR

O que é?

            Uma Simulação de Relações Internacionais consiste na ilustração de processos de negociação nas mais diversas esferas e fóruns do cenário internacional, que são representados e divididos em comitês com temas específicos. Além de estruturas já conhecidas das Nações Unidas, como o Conselho de Segurança e a Assembleia Geral, são simuladas também outras esferas de negociação multilateral, como a União Africana e a Liga dos Estados Árabes, por exemplo.
           
            O principal objetivo de uma simulação é incentivar o contato com a realidade da vida diplomática, propiciando aos seus participantes a experiência com a dinâmica dos processos de negociação mundial no ambiente acadêmico. Acreditamos que a simulação de comitês com ampla representação dos países de todos os continentes proporcionará aos participantes um maior conhecimento de outras nações e suas respectivas culturas, tornando o intercâmbio cultural uma importante ferramenta de compreensão e análise da dinâmica das relações internacionais. Além disso, incentivamos a integração de toda a comunidade acadêmica e estudantil, com foco na juventude de nosso país. Com isso em mente, nos organizamos para criar uma simulação de qualidade na UFRRJ, de modo a atender aos estudantes interessados em se aprofundar nas dinâmicas das Organizações Internacionais.


Histórico de Simulações
             
             
As primeiras simulações de Organismos Internacionais foram organizadas após a I Guerra Mundial, datando na década de 1920, tendo como modelo a extinta Liga das Nações. Estas reuniões tinham como objetivo a discussão de formas de cooperação entre os Estados.

Com a criação da Organização das Nações Unidas, em 1945, os Modelos de Simulação ganharam um enorme impulso. Após o seu surgimento, tornou-se uma prática comum tanto em escolas secundaristas como em universidades, a princípio nos Estados Unidos e na Europa. As transformações do sistema internacional no pós-guerra reacenderam o interesse das escolas de pensarem as Relações Internacionais, enquanto novos órgãos multilaterais foram criados ano a ano mesmo em meio ao cenário de bipolarização advindo da Guerra Fria. 

No Brasil, as simulações possuem um passado recente. A primeira experiência foi organizada por discentes do curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), em finais da década de 1990. O evento ficou conhecido como AMUM - American Model United Nations. Depois da AMUM, outros modelos foram organizados em diversas regiões do Brasil, à medida que os cursos de graduação em RI se firmavam no cenário acadêmico brasileiro. A SiUR é uma nova oportunidade de fazer do intercâmbio de ideias, de culturas e povos um importante instrumento de integração e cooperação, complementando o processo de ensino e aprendizado em sala de aula. 

Total de visualizações de página

SiUR NO FACEBOOK