Africa Ásia

Comitê da OCI - "A situação dos povos sem território"

18:20IV SIUR UFRRJ



Palestinos, curdos e rohyngia serão pauta do comitê (Foto:Rodi Said/Reuters)

As transformações políticas do último século, especialmente nas regiões descolonizadas da África e da Ásia, estabeleceram fronteiras que pouco respeitaram a composição étnica e cultural dos países criados na época. Como resultado, diversos povos ainda hoje reivindicam reconhecimento e auto-determinação dentro de seus territórios originários, sendo alvos frequentes de políticas discriminatórias dos estados em que vivem. Por isso mesmo, no século XXI se tornou uma tarefa da comunidade internacional, por meio da diplomacia, solucionar ou diminuir os efeitos de arbitrárias divisões territoriais e antigas tensões étnicas.
 E é exatamente com esse intuito que a 42ª reunião do Conselho de Ministros de Exterior da Organização para a Cooperação Islâmica será realizada, para discutir a urgente questão dos povos sem território, em especial três: palestinos, curdos e rohyngia.

Os delegados aqui terão de ter sensibilidade para representar um país muçulmano, passando por situações que beiram os direitos humanos e a soberania internacional de cada país, com o objetivo de mostrar ao mundo a voz da Ummah, a totalidade da comunidade islâmica internacional. 

Diretores do comitê:

Carlos Vinicius Ribeiro Ferreira  
Graduando em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Danillo Izidoro de Azevedo  
Graduando em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Marianna Medeiros Teles 
Graduanda em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Acesse também

0 comentários

Total de visualizações de página

SiUR NO FACEBOOK